terça-feira, 7 de julho de 2009

A Graça de Deus

EU sou um VASO NOVO!

Virei mais um ano de vida! Começo hoje o ano 42 de minha existência (espero que longa). O ano 41 foi sem dúvida, um ano de muito trabalho e provações, o ano inicial deste Blog, e o ano em que descobri que Deus me queria de volta!

EU, que minha vida inteira fui Atoa, digo Ateu, meio lá - meio cá com a religião, sem saber exatamente em que acreditar ou em que ter fé, precisei de 41 anos de muitas cabeçadas para descobrir, quase por acaso (nada é por acaso), que sou mesmo filho (diferente do que me falam às vezes) de Deus.

Eu, por anos (anos mesmo), achei que status, dinheiro, e reconhecimento das pessoas deviam ser objetivos a alcançar, mas aprendi que as coisas que importam nessa vida é ser feliz, ser humilde, e praticar o bem (todavia não significa ser monge) . Parecem chavões, mais do que falados por aí, mas na verdade precisei perder os bens materiais que tinha; desfazer a família que tinha; ficar longe de minha filha; voltar para ao meu quarto na casa da minha mãe depois de 07 anos, e pagar dívidas por muitos anos ainda, até me encontras com Deus!!

Hoje, não faço questão de morar na Barra, Copacabana ou mesmo no Rio de Janeiro. Mudei para onde estou em sintonia comigo, longe de violência, de luxos, dormindo tranquilo, respirando melhor. O mais engraçado é ver o espanto das pessoas, quando digo onde moro, como se fosse um lugar assustador! (Não é em Bangu III!!!)

Talvez você, que está lendo isso agora esteja pensando: "Que papo brega!". EU, certamente pensaria isso há algum tempo atrás! Mas sem medo ou vergonha alguma faço questâo de falar para você: Existe um Deus, e ele nos ama, ele nos quer!

Antigamente eu desdenhava e brincava com esse assunto. Quem me conhece bem sabe que EU sempre brinquei muito com esse assunto. EU era o tipo de pessoa que dizia ser contra a Igreja Católica; que dizia ser Espírita; que ia no Pai de Santo para saber porque algo não ia bem na minha vida; que não tinha um referencial espiritual, mas que na hora do aperto (meu amigo!) rezava mesmo um Pai Nosso e pedia "pelo amor de Deus". Muitas e muitas vezes ri ou critiquei outras religiões, sem buscar entender ou respeitá-las! EU acreditava que EU estava bem, e que EU não precisava de nada disso.

Agora sim: EU acho graça de mim! Como fui tolo, intolerante, arrogante, e porque não dizer burro, por não perceber o quanto EU estava errado!!

Começei buscando entender alguns porquês da religião Católica, e questionando outras coisas que EU não compreendia. Porque casamento é para sempre? O que era comungar? Porque EU não posso comungar? De coisas básicas às mais complexas questões.

Até que um dia fui levado para assistir à uma missa, num lugar chamado Rincão do Senhor, em São Gonçalo. Para quem não conhece, é uma espécie de galpão aberto dentro de um terreno enorme. A 1a vez em que fui lá, me assustei com a quantidade de pessoas (+/- 2mil), gente de todo o tipo, com cadeiras, bancos, crianças, idosos, enfermos, e tudo mais. Uma cena típica de pessoas de fé, que confesso ter achado meio ridículo na hora. O altar tinha uma banda (que tocava as músicas ao vivo), vários padres e afins. Pensei comigo: "O que estou fazendo aqui!?".

A missa começa num estilo diferente das celebradas dentro de uma igreja, embora siga o mesmo ritual. Afinal de contas é a celebração de uma missa da Igreja Católica. O Padre Dé, me surpreende com uma forma simples e leve de falar, mas cheia de conteúdo. Logo fixei minha atenção nas suas palavras. Todas as canções são cantadas por todos os presentes, que acompanham os cantores da banda com vigor. Essa cantoria seria motivo de riso para mim, no passado, mas naquele dia me arrepiei dos pés à cabeça. Aquela gente toda estava em sintonia com o lugar, com a música, com a mensagem da canção! Não sei explicar, mas me emocionei e começei a chorar quieto no meu canto, com vergonha de que outras pessoas percebessem a minha alteração.

Olho ao meu redor, mais atento, e percebo no olhar das pessoas um brilho, uma entrega e uma fé enormes!! Vejo pessoas sorrirem cantando; pessoas chorando; pessoas rezando com olhos fechados... Sinto a presença de uma energia, como se estivesse recebendo um banho de água morna sobre minha cabeça. EU estava na presença de Deus!!

Cada música que tocava eu percebia a sua letra, como se fosse uma mensagem direta e exclusiva para mim, tal era a forma como aquilo se encaixava no meu momento de vida! Parecia algo combinado por alguém: "Ele vem hoje aqui. Toca essa música para ele ouvir!". Fui embora daquele lugar me sentindo exatamente como o Padre Dé disse: "Você é um vaso novo!".

Voltei à esse lugar mágico mais vezes, e a cada nova visita, Deus me falava algo que eu precisava ouvir e refletir. Sempre parecia estar falando somente comigo, em meio as milhares de pessoas ali presentes. Não preciso convencer ninguém de nada, mas não poderia deixar de registrar, com toda a felicidade do mundo, que depois de tudo que EU fiz de errado na vida e contra Deus (cada um sabe de seus pecados!), Deus abriu seus braços, e me recebeu de volta, para que EU me arrependa de verdade, aprenda seus ensinamentos, e me torne uma pessoa melhor.

Eu tinha vergonha de Deus! Por isso, eu negava precisar dele! Mas a verdade maior é que EU preciso de Deus!!! Somente ele pode me salvar, me curar, me dar vitória! Vitória não é riqueza! Vitória é amar à Deus! Amém!

Obrigado Pai, por me aceitar de volta!
Não tenho vergonha de dizer que sou teu filho!

PS: Quer perder sua vergonha!? Me pergunte como!!!
PS2: Amanhã volto a escrever bobagens!
PS3: Sonho de consumo!

3 comentários:

  1. Irmão, estou feliz demais por você e pela nova fase da sua vida! Parabéns! Torço pela sua felicidade de coração! Sempre torci! Feliz aniversário de 42 anos, beijo. Cá

    ResponderExcluir
  2. Jorge... tem momentos e fatos na vida que nos eleva a outra esfera... um bom mestre dizia, a vida e feita de circulos, um maior que o outro, e só "avançamos" de circulo a um maior quando estavamos maduros...isto me foi dito logo antes de o próprio me oferecer um subtancial aumento de salario, se oforecer para ser meu fiador e falou: "Vai juntar a tua familia", rezo por ele todos os dias.
    Juntando a outros fatos marcantes da nossa vida, como voltar a casa da "mamãe" depois de velho e barbudo, mas e o nosso porto seguro, de vital importancia na nossa vida, pena, no meu caso, a minha não esteja entre nos e não poder curtir toda a sabedoria que e peculiar em uma mãe e pedir perdão pelos erros cometidos, principalmente na adolecencia, por isso, curta a sua.
    Todas estas experiencias nos fazem envelhecer, no bom sentido e claro, como um bom vinho. Nos torna pessoas capazes de enxergar coisas que ate pouco tempo atras nos zombavamos e eramos descrentes. Hoje ainda não achei um local "publico" para conversar com Deus, por isso escolhi minha casa, da minha familia, meu porto seguro, sem eles não sou nada.
    Estou feliz e orgulhoso de ver quanto este anos, por masi dificies que possam parecer, tornaram você um vinho de qualidade, uma boa safra, pena que a melhor foi a de 66, modestia a parte.
    DEUS TE ABENÇÕE E TRAGA MUITA PAZ E SERENIDADE.
    Com carinho
    Claudio

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom acreditar em algo e melhor ainda quando acreditamos neste algo com muita fé. Queiramos ou não, na hora que precisamos de um apoio para aquilo no qual nos sentimos impotentes, a palavra de Deus sempre nos conforta. E é por Ele que conseguimos de volta a nossa sanidade. Isto por mais ateu ou descrente que alguém possa ser. Com fé, pedimos sempre que Ele nos livre de nossos defeitos e que nos guie sempre para o caminho do bem. E uma vez que esta fé e este amor estejam entranhados em nossas almas, podemos passar a mensagem Dele para aqueles que ainda não se encontraram.

    Pois bem, não passei um correio e nem liguei, mas vou colocar os meus parabéns para você por aqui. Logo, muitos parabéns, muitos anos de vida e muito sucesso em tudo.

    ResponderExcluir