sexta-feira, 16 de outubro de 2009

RIO 2009

"Eh... ô ô... Vida de gado..."

Já cantava Zé Ramalho... 2009 não é o ano das Olimpíadas, mas o Rio já bateu os recordes de falta de respeito e de vergonha na cara!! Para quem necessita utilizar os trens da Supervia ou as barcas da Barcas S/A, ou ainda as composições do Metrô Rio a competição é pela sobrevivência e contra o relógio, para chegar à tempo no destino desejado.

Depois de tratar os passageiros à chicotadas, meses atrás, sem que nada tenha acontecido, nem com os funcionários capatazes, nem com a própria Supervia, agora esta empresa volta à mírdia, quero dizer à mídia, com uma sequência de atropelamentos nos trilhos, e de tumultos decorrentes dos atrasos dos trens.

A população, que se compacta dentro dos vagões e plataformas de embarque, além de ter que enfrentar a ausência de condições mínimas de viagem, ainda é prejudicada pela falta e atraso dos trens, sendo prejudicadas por terem horário para chegar no trabalho ou em algum outro compromisso.

Nesta semana, três jovens foram atropelados ao atravessarem a linha. A direção da Supervia declarou não ser responsável pelo acidente, pois os jovens estavam fazendo uso de uma passagem alternativa criada pela população que mora às margens da via.

EU entendo que a responsabilidade pelo atropelamento dos jovens é da Supervia, uma vez que ela também é responsável pela manutenção de toda a extensão da via férra onde opera. Imaginem se a LAMSA, responsável pela operação da Linha Amarela, não construísse muretas de segurança, que impedem a invasão das pistas expressas por pedestres. De quem seria a responsabilidade no caso de um atropelamento???

O Governo do Estado do RJ deve concordar com a Supervia, pois determinou que policiais armados passem a viajar nos trens para conter os usuários insatisfeitos com os serviços prestados, e manter a ordem. Ou seja, estamos vivendo à sombra de um ditadura tirana, que força a população a se calar diante dos abusos cometidos pela má prestação de um serviço básico à população! Eu disse: BÁSICO!

Na terra e no mar...

O desrespeito não para por aí!! Para atravessar a Baía de Guanabara de barca é necessário esperar e muito! Nos horários de rush, a empresa Barcas S/A também trata a população com desprezo e desrespeito. Além das enormes filas, no Rio e em Niterói, as estações tem o mesmo tamanho de 30 anos atrás, e não comportam o volume diário de passageiros.

A substituição de parte da frota de barcas por catamarãs, não foi suficiente para dar a qualidade mínima aos usuários, e mesmo sendo o Rio uma cidade de temperaturas médias acima de 25 graus, e que frequentemente passam dos 30 graus, as novas embarcações sequer possuem ar-condicionado.

O usuários se aglomeram nas filas e salas de embarque, e como um "cala-a-boca" foram instalados ventiladores com spray d´água nas estações (Imagino EU, para esfriar a cabeça das pessoas), e até uma patética "bandinha" fica tocando, enquanto as pessoas esperam mais de 10 minutos para comprar bilhetes, ou mesmo passar nas roletas, na Praça XV.

Por cima e por baixo...

O Metrô Rio, também não trata muito melhor os seus usuários, não! As reformas nas estações e a forte propaganda espalhada pela cidade servem apenas como maquiagem, para distrair os menos atentos. Quem usa mesmo este serviço sofre diariamente com composições lotadas, atrasos, e acidentes. São trens lotados parados em estações, devido sempre à problemas técnicos, e pela falta de manutenção.

O metrô de superfície não é um complemento que atenda no quesito rapidez, e tão pouco se faz prático nos momentos de baldeação, pois há filas de espera devido ao trânsito e volume de passageiros.

Para completar...

O Governo proibiu a circulação das vans, que era a única opção de milhares de pessoas para chegar ao trabalho e em suas casas sem muito atraso no trânsito caótico, sobrecarrregando as linhas de ônibus que já operam nestes trajetos.

Estes mesmos ônibus, que atropelam pessoas inocentes e causam acidentes envolvendo outros veículos devido, principalmente, ao despreparo de seus motoristas e pela falta de manutenção nas garagens. A população viaja espremida, em carros lotados, com motoristas que correm como loucos pelo trânsito e ruas esburacadas da cidade, suando como porcos, sem a uma condição digna, para chegarem ao seu destino, pelo menos sem estar amarrotada e atrasada.

Ouro para a Supervia, Prata para as Barcas S/A e Bronze para o Metrô Rio. Zero para o Governo do Estado e Prefeitura, e Merda para toda a população!!!

PS: Que venha 2016...

Nenhum comentário:

Postar um comentário