quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Novamente...

Transportes Urbanos II

É impressionante a incapacidade operacional das empresas prestadoras de serviços fundamentais à população, no Rio de Janeiro. Impressionante, também, é a indiferença e o descaso dos Governos Municipal e Estadual, diante dos problemas diários causados por estas empresas.

Segunda-feira, acordei de bem com a vida e cheio de disposição para a semana de trabalho. Saí de casa, mais cedo do que o habitual, e cheguei 08:30 na estação das barcas, em Niterói. Normalmente, em no máximo 20min, eu estaria no RJ, e em mais 10min, dentro do escritório do cliente.

Para minha surpresa, ao chegar às Barcas S/A, as filas para entrar no saguão de espera tinham cerca de 30 metros cada, pois cerca de 15% das roletas não estavam funcionando. Até EU conseguir entrar no saguão foram-se 15min na fila. A aventura estava apenas começando... Mais 10min de espera, para poder embarcar na chamada Barca Social, juntamente com uma multidão de trabalhadores e um calor já na casa dos 32 graus!!

Barca Social é o nome dado pela Barcas S/A às antigas barcas, que ainda estão em operação em horários extra, mas que contudo demoram 20min para realizar a travessia da baía de Guanabara (as mais novas fazem em 10min. aproximadamente). Talvez por demorarem tanto, essas barcas ganharam o nome de Barca Social, pois dá mesmo para fazer "uma social" dentro dela, para ajudar a passar o tempo.

Ao chegar no RJ, ainda tive que esperar alguns minutos, pela passagem do Catamarã, que partiu de Niterói depois da barca onde EU estava, neste momento suando como um porco e p... da vida pelo atraso, por culpa da Barcas S/A.

Finalmente, desembarquei por volta das 9:20, de mau humor, suado e amarrotado. Fui à estação Carioca, do Metrô Rio, e durante o caminho ouvi no rádio (BANDNews FM) que a operação da linha 1 estava sem luz nas estações Uruguaiana e Presidente Vargas, deixando os usuários parados mais de 20min dentro dos vagões, nas estações.

Me animei!!! UHU!! Só faltava chover merda! E quase choveu!! Um pombo disparou a sua cloaca (vou perguntar à minha esposa, que é bióloga, se pombo tem cloaca!) a quase me acertou!! O poder da mente humana é impressionante!

Ao chegar na bilheteria da estação, dos 10 caixas existentes apenas 01 tinha um funcionário trabalhando! Foram mais 05min para comprar uma passagem. Nem preciso dizer que o metrô não estava parado por lá... Depois de 07min ele chegou absolutamente abarrotado de gente!

Para entrar no vagão, EU tive que agir como um jogador de futebol americano me jogando sobre os adversários que tentavam impedir a minha entrada no carro. Descobri a vantagem de estar 6kg acima do peso, e de possuir uma barriga comparável à de uma grávida com 04 meses!!

Finalmente, 05min depois estava saindo da estação Largo do Machado parecendo ter vindo do Afeganistão, e cheguei no cliente com uma hora de atraso!! Agora eu pergunto: Quem paga a conta?? Pra variar, EU paguei o pato, enquanto nada acontece com Barcas S/A e companhia limitada...

Difícil EU não achar, que há algum tipo de protecionismo, por parte dos Governos. Enquanto o povo se ferra, para chegar no trabalho e em casa, essas empresas ficam se maqueando. O Metrô Rio com as estações sendo reformadas, enquanto as filas e os atrasos são cada vez mais frequentes. Já as Barcas S/A, continuam instalando enormes ventiladores que borrifam água nos saguões de espera, para dizer que tratam com conforto os seus clientes.

Nós queremos o básico! Ir e vir no horário, já está de bom tamanho, além de ser obrigação de quem presta serviço de transporte à população.

Essas olimpíadas prometem... metem mesmo!!!


Pensamento do dia

"Enquanto o homem ainda é manual, a mulher é digital há muito tempo!!"


PS: Homem digital é coisa Byte-tola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário